Você está aqui

“A LBV nunca esqueceu da gente”

Paternidade responsável: saiba como a LBV se faz presente na educação das crianças e apoio a pais solo.

Neste mês em que se celebra a paternidade, a revista BOA VONTADE* conversou com cinco pais solo que contam com o apoio da LBV para vencer grandes desafios econômicos e situação de vulnerabilidade social.

Um deles é o motorista Valdir Alves, de 50 anos. Após o falecimento da esposa, teve de cuidar sozinho das três filhas: Rebeca, Roberta e Renata. Esta última é atendida no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Brasília/DF.

Paulo Araújo

Valdir Alves, 50 anos, com a filha Renata, atendida no Centro Comunitário de Assistência Social da LBV em Brasília/DF.

Sobre o amparo prestado pela LBV à família, contou:

“Fiquei muito grato à LBV pela vaga da Renata, porque isso facilitou muito a minha vida. Ela vai para o colégio e de lá para a Instituição, onde ocupa o tempo dela e tem o lazer. Nós temos muitas palestras e reuniões no Centro Comunitário. A educação que os pais recebem lá, a gente traz pra casa. E temos também a cesta de alimentos. A LBV nunca esqueceu da gente. Sempre está presente”, contou.

Ao doar para a LBV, você ajuda pais como o Valdir, que se fazem presentes e se dedicam para cumprir a importante incumbência de criar e educar uma criança, dispondo-se, sempre que necessário, a levantar de madrugada para ver se o filho tem febre, a auxiliá-lo a se arrumar para ir à escola, a trocar fraldas e a realizar tarefas domésticas.

Vale dizer que, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2015 (último disponível), homens ainda são minoria nessa complexa tarefa, apesar do ligeiro crescimento da quantidade de pais solteiros no país, que chegou a 3,6% das famílias com filhos, se comparado a 2005, que era de 3,1%.

Paulo Araújo

   

Esse número ainda é bem inferior ao de mulheres que assumem sozinhas a prole. Para se ter uma ideia, no mesmo período de dez anos, subiu de 25,8% para 26,8% a quantidade de mães solo.

* Essa matéria foi publicada, originalmente, na edição nº 274 da revista. Para ler outras reportagens desta publicação online, clique aqui.