Você está aqui

“A LBV nos acolheu, e hoje nós somos o que nós aprendemos”

O ex-atendido Elias Candido Monteiro visitou as instalações da LBV e relembrou o tempo em que foi amparado pela Instituição.

Franca, SP — Há mais de cinco décadas, a Legião da Boa Vontade (LBV) vem mudando vidas por meio do seu trabalho solidário. Muitas famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social puderam contar com a LBV no momento em que mais precisaram e tiveram suas realidades mudadas para melhor. Uma dessas histórias, você vai conhecer agora.

O ex-atendido, Elias Candido Monteiro, veio de uma família muito humilde e, desprovido de condições básicas, teve que se ausentar da presença da mãe e dos irmãos por um período de sua infância, vivendo sob os cuidados de uma tia. O mais velho de três irmãos, Elias conta que a família venceu esse momento com o apoio da LBV.

Fransinét Furtado

O ex-atendido da LBV, Elias Cândido, visitou o Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição, e foi recebido calorosamente pelas crianças. Ainda, recebeu uma lembrança feita, com muito carinho, pelos pequenos. ♥

“Foi uma época de muito sofrimento. Lembro da minha mãe nos trazendo [até a Instituição], sempre muito cedo. Atravessávamos um caminho longo, ela segurava um pela mão, outro no colo. Eu venho de uma família muito humilde, muito simples; minha mãe não sabe ler e nem escrever. Não só eu, mas meus outros dois irmãos fomos acolhidos pela LBV, nós temos muito a gradecer. Hoje nós somos o que nós aprendemos. Com o apoio que recebemos quando éramos crianças, chegamos onde estamos hoje”, disse.

Atualmente com 37 anos, Elias visitou a unidade da LBV, localizada no mesmo endereço de quando frequentou a Instituição, rememorando os anos da infância que viveu na então extinta Creche da LBV, Alziro Zarur: “Eu era muito jovem. Apesar de ser muito pequeno, passa um filme na cabeça. Olhando as fotografias da época, pude relembrar os amigos e vi até um primo que não lembrava que esteve na LBV”.

Ele e os irmãos eram assistidos gratuitamente pela Instituição. Além do atendimento educacional que as crianças recebiam, a família contava com o amparo alimentar. Elias lembra que o período que esteve na LBV foi muito importante para ele e os irmãos: “Éramos sempre incentivados a comer bem e motivados a ser pessoas melhores. Hoje, eu sou representante comercial e posso dar para as minhas filhas aquilo que meus pais não podiam me proporcionar. Só tenho a agradecer!", ressaltou. 

Fransinét Furtado

Durante a visita, Elias reviveu alguns dos momentos da sua infância. Observando as fotos do arquivo da unidade, ele encontrou os irmãos, primo e amigos da época.

Na oportunidade, o ex-atendido pôde ver as melhorias realizadas no local que hoje conta com salas amplas e atua com o serviço Criança: Futuro no Presente!, onde 150 crianças e adolescentes participam de atividades socioeducativas.

No momento da visita, os pequenos faziam produções artísticas na Oficina de Arte e Cultura, e Elias, relembrando os momentos que viveu na LBV, afirmou que as atividades artísticas eram momentos muito prazerosos. “É um trabalho muito bonito. Não só eu, mas muitas crianças tiveram uma direção na vida graças ao que receberam da LBV”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, da Instituição, está localizado na Rua Torquato Caleiro, 915 – Vila Nicácio. Telefone para contato: (16) 3720-9077.