Você está aqui

"A LBV é uma mãe para mim"

A perseverança de quem pedala 40 quilômetros por dia pela educação dos filhos

Quando o assunto é oferecer o melhor a quem se ama, o desânimo não tem vez, mesmo quando se é mãe solo. Exemplo disso é o forte empenho de Simone Silva do Nascimento em favor dos filhos.

Kauã Roger

Há cerca de nove anos, ela perdeu o marido em decorrência de um atropelamento. Hoje, conta com o apoio da Legião da Boa Vontade (LBV) para cuidar de três dos quatro filhos que tem. Eles frequentam o serviço Criança: Futuro no Presente! em Natal/RN. De segunda a sexta-feira, Gustavo, 12 anos, vai para o Centro Comunitário da Entidade pela manhã. Já Maria Manuela, 10, e Jeferson, 8, participam no período da tarde.

Kauã Roger

Todos são levados pela genitora de bicicleta, percorrendo o trajeto entre o bairro Felipe Camarão, onde moram, e Dix-Sept Rosado, área em que fica a unidade da Instituição. Considerando todas as idas e vindas em razão dos diferentes turnos, são cerca de 40 quilômetros pedalados por dia. A mãe sustenta a família com R$ 760 mensais oriundos de auxílio governamental.

“A LBV melhorou muito a minha vida. Os meninos têm a alimentação certa, o ensinamento, o cuidado de todos que trabalham aqui. A LBV, para mim, é igual a uma mãe. Na pandemia, me ajudou muito com cestas de alimentos, sacolão, produtos de higiene... E ajuda até hoje. Fico feliz por as crianças estarem aqui, onde dão educação. Aqui, elas vão aprender muito e sair como pessoas do Bem”, expõe Simone.

Kauã Roger

No local, além de participarem das atividades essenciais ao serviço, brincarem à beça, se alimentarem com o valor nutricional garantido e receberem o carinho da equipe multidisciplinar da LBV, também desfrutam de segurança cada vez maior. Assim como em todas as demais unidades da Obra, os colaboradores internos têm fortalecido ainda mais os protocolos de segurança. A vigilância do entorno é realizada com máximo rigor, bem como o acesso de pessoas.

Para Simone, é muito bom os meninos receberem os valores da LBV para aprenderem a se comportar uns com os outros, a tratar o próximo com educação, com respeito. Aqui vocês ensinam tudo isso. Tenho que agradecer mesmo, porque a Instituição ajuda muitas crianças e mães, que poderiam estar pedindo ajuda no farol, mas são apoiadas aqui. Que todos que ajudam a Entidade possam ajudar mais! Nunca deixem de colaborar com a LBV, porque estarão ajudando a nós, mães, e a nossos filhos”.

Kauã Roger

E se ainda não apoia esse trabalho que leva oportunidades de futuros melhores para crianças em todo o Brasil, convidamos você a fazer parte do nosso Time Solidário. Clique no botão abaixo e ajude a fazer a diferença!

Essa reportagem foi publicada, originalmente, na revista BOA VONTADE nº 283, de maio de 2023. Para ler outros conteúdos publicados nesta edição, clique aqui.