“A LBV é a mãe de todas”
Como o apoio da LBV às mulheres garante direitos e melhora a qualidade de vida delas e da comunidade onde estão inseridas.
Neste mês dedicado à figura materna, compartilharemos com você a história de mulheres que tiveram suas existências transformadas pela atuação solidária da LBV e inspiraram outras mulheres, fortalecendo ainda mais o ser feminino no trabalho, na família, na vida comunitária ou nas ruas. Publicados originalmente na revista BOA VONTADE nº 271, de maio de 2022, esses relatos mostram por que sua doação é tão importante. Boa leitura!
Acolher, escutar, estar presente nos momentos mais difíceis de 350 famílias chefiadas por mulheres. É assim o dia a dia da paraibana Renata Carla de Freitas Macena, 35 anos, que migrou para Natal/RN, com apenas 3 anos de idade, com a família, que buscava por novas oportunidades.

Em 2012, com o falecimento do pai dos seus quatro filhos, encontrou em uma ocupação o teto para ficar com suas crianças e acabou entrando para o movimento social de pessoas sem moradia:
“Pela minha vivência, pelo meu sofrimento, achei [que erapreciso] lutar também por outras famílias. Para mim, é uma alegria estar ao lado delas, mostrar a elas que, apesar de a gente estar morando em condições precárias, na verdade, o importante é estar junto e lutar por um momento melhor. Até quando Deus permitir que eu fique na Terra, estarei aqui para cada uma, elas sempre podem contar comigo”.
De lá para cá, não parou de trabalhar, tornando-se uma referência para mães solo nas três comunidades em que atua: Eleny Ferreira, 7 de Setembro e Marcos Dionísio, esse último aglomerado de barracos, o mais recente, surgiu há nove meses, em razão dos desdobramentos da pandemia, como a diminuição de renda, o desemprego e a alta da inflação, que atingiu duramente as populações mais carentes, inviabilizando o pagamento de aluguel e mesmo a compra de comida por parte desses brasileiros.

“A LBV está sempre presente, seja trazendo doação, seja ofertando uma palavra de conforto, nunca nos abandonou!”, disse Renata de Freitas Macena, líder comunitária em Natal.
Aliás, foi exatamente nesse período mais difícil de pandemia que Renata encontrou a LBV. Em mais de dois anos de atuação nessas localidades, temos levado a essas famílias, por intermédio de suas ações emergenciais, cestas de alimentos não perecíveis, verduras e legumes e kits de higiene e de limpeza.
“Desde o meu primeiro contato, o pessoal da LBV logo fez uma visita e, quando presenciou as dificuldades, de imediato, trouxe alimentação, solidariedade para essas famílias. Eu só tenho de agradecer à Legião da Boa Vontade pela assistência que tem dado. A LBV está sempre presente, seja trazendo doação, seja ofertando uma palavra de conforto, nunca nos abandonou!”, emociona-se Renata.
Vale destacar ainda que, além da entrega de alimentos e itens de limpeza e higiene, a LBV também possibilita, com o apoio do projeto Faculdade na Comunidade, da Uninassau, a oferta de serviços de orientação em saúde bucal, aferição de pressão e de glicemia, relaxamento e ergonomia, além da elaboração de currículos para os que desejam a recolocação no mercado de trabalho.
Graças a essa ajuda e à coleta de materiais recicláveis, a comunidade tem conseguido tirar o sustento em tempos tão difíceis.
“É tão emocionante falar da LBV, expressar a minha gratidão, porque, assim como as famílias me têm como um porto seguro, todos nós da comunidade temos a LBV como o nosso porto seguro, porque é a única Instituição que vem nos atender. Eu queria saber agradecer com mais palavras, mas sei o que estou sentindo no meu coração, é um momento de gratidão por tudo que fizeram e fazem por essas famílias nessas comunidades, muito obrigada mesmo. Quando falo com a Instituição, sinto aquela paz, esperança, uma tranquilidade de espírito, porque sei que seremos atendidos. A LBV é a mãe de todas.”
Para saber mais sobre a nossa atuação humanitária, acesse nosso site e siga @LBVBrasil nas redes sociais:
- Instagram: clique aqui para seguir
- Facebook: clique aqui para seguir
- Youtube: clique aqui para se inscrever