Você está aqui

A capoeira na terceira idade ;)

Na LBV, os integrantes do Vida Plena participaram de um evento do Abadá-Capoeira.

A Legião da Boa Vontade (LBV) sempre preza pelo bem-estar físico e mental dos seus atendidos, por isso, procura realizar atividades físicas que, além de contribuírem para uma boa qualidade de vida, também funcionam como uma terapia para descarregar os problemas e pensamentos negativos.

A capoeira é uma das atividades que integram a programação do Vida Plena para os idosos atendidos e objetiva contribuir para a saúde e proporcionar momentos de diversão e lazer. Além disso, a pratica esportiva resulta em inúmeros benefícios para a terceira idade. Confira!

→ Melhora a resistência muscular;
→ Aumenta o reflexo e a capacidade cardiorrespiratória;
→ Corrige a postura corporal;
→ Desenvolve a memória e o raciocínio;
→ Contribui para uma boa autoimagem;
→ Ajuda a liberar o estresse;
→ Estimula o respeito ao próximo.

A capoeira é adepta a todas as faixas etárias, no entanto, é uma atividade extremamente benéfica à terceira idade. Com foco no caráter lúdico e cultural do esporte, os idosos se divertem ao mesmo tempo em que melhoram a qualidade de vida. =)

Luiz Barcelos

Crianças, jovens e idosos participaram do curso de capoeira ministrado pelo Mestre "Camisa".

Exemplo disso é a atendida Anália Franco Goveia que, após enfrentar tantos desafios em sua vida, encontrou o serviço Vida Plena, da LBV, e é feliz:

“Eu perdi meu esposo e fiquei meio depressiva, aí vim para a LBV e tive muito apoio, solidariedade. As pessoas me deram muito apoio aqui na [Instituição]. Eu tenho muito o que agradecer à Deus. As vezes sinto saudade dele [do esposo], mas estou aqui na LBV, as pessoas [do Vida Plena] são muito amigas, temos que ter amizades nessa hora, porque é a hora que a gente mais precisa. Tenho aqui muitos amigos e quero trazer minhas amigas que moram perto de casa para virem participar do Vida Plena. Eu me sinto bem, estou feliz, aqui sinto a presença de Deus em minha vida. Que Jesus nos abençoe hoje e sempre”, afirmou.♥

Capoeira e solidariedade

Luiz Barcelos

Atendidos pelo Vida Plena posam com os mestres instrutores de capoeira. =D

Em Uberlândia/MG, os integrantes do Vida Plena, da LBV, e alunos de diversos grupos de capoeira da região participaram de um evento realizado pela Associação Abadá-Capoeira.

A abertura ocorreu na quadra poliesportiva da Legião da Boa Vontade e em seguida o evento prosseguiu no Centro de Convivência da UFU (Universidade Federal de Uberlândia).

Na ocasião, o público presente acompanhou uma palestra, ministrada pelo capoeirista José Tadeu Carneiro Cardoso, mais conhecido como Mestre ‘Camisa’, sobre os benefícios da capoeira para o bem-estar de crianças, jovens, adultos e idosos. Ainda, o evento foi abrilhantado com uma apresentação de dança folclórica feita pelas atendidas da LBV. =D

Luiz Barcelos

O capoeirista José Tadeu Carneiro Cardoso, junto com Maria Fernanda, idosa atendida pela LBV, e Cleber Julio de Barros, conhecido como Bocão, instrutor voluntário de capoeira do Vida Plena (camisa amarela), em visita ao Lar Alziro Zarur.

Em visita ao Lar Alziro Zarur, José Tadeu Carneiro Cardoso deixou suas considerações positivas sobre o trabalho da LBV: “[Eu] conheço o trabalho de vocês desde o Rio de Janeiro, e eu vi ali uma maravilha. Me identifiquei, me emocionei em alguns momentos de ver o zelo, o cuidado e o carinho. Vi essas coisas fantásticas, histórias fantásticas de [idosos] que estão lá, o carinho que eles têm pelo local e pelas pessoas que trabalham lá. Então, os parabéns à LBV por tudo que tem feito e ainda vai fazer. É fundamental acolher as pessoas com muito amor, com respeito e com entendimento. Parabéns por tudo isso”.

Luiz Barcelos

Mestre "Camisa" em entrevista à Super Rede Boa Vontade de Rádio, AM 1210. Ao fundo, os alimentos arrecadados para o Natal Permanente da LBV. =D

Na oportunidade, o capoeirista testemunhou a quantidade de alimentos que foram arrecadados para a campanha Natal Permanente da LBV – Jesus, o pão nosso de cada dia! que neste ano irá beneficiar mais de 40 mil famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“Eu gostaria de convidar as pessoas para que venham conhecer a LBV, todas as ações, essa daqui do Natal [que entrega] cestas de alimento. Primeiro o Espírito, mas o alimento é fundamental, é mais uma ação [da LBV] importantíssima. Então, [eu] convido as pessoas [a virem] doar. Salve o Natal! E um grande Natal cada vez melhor para todos”, disse José Tadeu.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Uberlândia/MG, o Lar Alziro Zarur da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Padre Pio, 1353 – Martins. Telefone para contato: (34) 3292-0900.


*Com informações do site Muzenza.