7 dicas de segurança para evitar problemas com a eletricidade ;)
Na ocasião, a LBV promoveu uma roda de conversa com as famílias para alertar sobre esse importante assunto.
Dezenas de pequenos acidentes envolvendo a eletricidade acontecem todos os dias e muitas vezes negligenciamos esse tipo de problema, porém, esses “pequenos acidentes” podem gerar consequências muito graves.
Em 2018, o Brasil contabilizou 891 acidentes por contato com as redes elétricas, sendo que desse número, 271 foram fatais.
Por isso, se faz necessário falar sobre o assunto, até porque, o uso da energia elétrica de forma segura e sem desperdício pode melhorar a qualidade de vida, preservar o meio ambiente e reduzir o custo na conta de luz.
Diante disso, vale a pena conferir essas dicas de segurança para evitar problemas com a eletricidade. =D
1. BLOQUEIE A FONTE DE ENERGIA
Para o reparo de qualquer problema elétrico, como trocar uma tomada ou o chuveiro, bloqueie a fonte de energia, desligando o disjuntor no quadro de distribuição da casa. Isso evita riscos de algum acidente acontecer. ;)
2. EVITE DEIXAR EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS PERTO DA ÁGUA
Os aparelhos energizados, como o secador de cabelos, devem ser usados com muito cuidado no banheiro, uma vez que quando entram em contato com a água podem se tornar condutores de corrente elétrica.
A recomendação é que caso isso ocorra, desligue o aparelho imediatamente da tomada e não tente recuperá-lo, o ideal é levá-lo em uma assistência técnica.
3. ATENÇÃO AOS FIOS DESENCAPADOS
Os fios desencapados, quando soltos, podem causar choques e curtos-circuitos. Portanto, os fios condutores devem estar sempre resguardados, uma opção é cobri-los com fita isolante, uma vez que ela forma uma capa protetora, impedindo a propagação de chamas e que os cabos se encostem.
4. NUNCA APAGUE FOGO DE CURTO-CIRCUITO COM ÁGUA
Caso um incêndio aconteça em circuitos energizados, não jogue água, pois ela é uma forte condutora de eletricidade e pode dar choque. O recomendado é desligar a chave geral de energia e chamar os bombeiros.
5. LEMBRE-SE DE QUE O MULTIPLICADOR DE TOMADAS TEM LIMITE
Vale ressaltar que não é errado usar os conectores, no entanto, cada tomada suporta uma carga máxima de energia e é preciso se atentar a isso para não estourar o limite, caso contrário é possível sobrecarregar a rede, provocar um curto-circuito, superaquecimento ou danificar os eletrodomésticos.
6. CUIDADO COM A INSTALAÇÃO DO CHUVEIRO
Quando for instalar um novo chuveiro, é importante que um profissional avalie qual é a melhor opção de cabo de acordo com o equipamento. E vale lembrar que nunca se deve usar um chuveiro sem aterramento adequado, uma vez que os riscos de choque são muito grandes e perigosos.
7. DEIXE OS FIOS ELÉTRICOS LONGE DO CALOR
Locais aquecidos, como fornos ou lareiras, podem ocasionar a degradação da capa isolante dos fios e, consequentemente, possíveis acidentes. Por isso, desvie a fiação, evitando o contato com superfícies quentes.
LBV na conscientização das famílias =)
A Legião da Boa Vontade (LBV) procura, por meio do seu trabalho solidário, realizar atividades que contribuam diretamente na vida dos atendidos.
Um exemplo disso são as atividades que objetivam a reflexão sobre um tema de relevância, colaborando com a superação de vulnerabilidades e riscos, desenvolvendo potencialidades e fortalecendo os vínculos familiares e comunitários, assim como o acesso a direitos, o protagonismo e a participação social.

Os técnicos da EDP Espírito Santo conversaram com as famílias sobre os cuidados que devemos ter com a energia elétrica em casa e nas ruas.
Diante disso, a LBV em Vitória/ES realizou um encontro com as famílias dos atendidos pelos serviços sociais da Instituição para uma roda de conversa sobre ‘Segurança com Eletricidade’.
Na oportunidade, os técnicos da EDP Espírito Santo, Igor Rodrigues Ricardino e Gabriel de Sá Barbosa, conduziram o bate-papo, conscientizando sobre os perigos e cuidados que devemos ter com a energia elétrica em casa e nas ruas.
Também foram trabalhadas informações sobre a tarifa social que é um benefício criado pelo Governo — Lei 10.438/2002 — que concede descontos na conta de energia elétrica, quem tem direito e como obtê-lo; e dicas de consumo consciente.
O técnico Gabriel Barbosa destacou positivamente a ação: “Agradeço a oportunidade de estar na Legião da Boa Vontade e conversar com as famílias, conscientizando-as sobre segurança com energia elétrica, sobre o consumo consciente e a tarifa social que não é tão divulgada.
Passamos por um momento de crise hídrica, onde as nossas usinas hidrelétricas não estão comportando a quantidade de energia que está sendo consumida, mediante a isso, as termelétricas usam o calor gerado pela queima de combustíveis para gerar energia, o que encarece os custos e também demanda alto consumo de água que acaba impactando o meio ambiente e, consequentemente, no aumento dos custos da geração de energia. O consumo consciente é imprescindível para a preservação do meio ambiente".
E finaliza: "O nosso intuito é levar a mensagem sobre segurança aos clientes, se aproximar da comunidade, multiplicar esses conhecimentos para a sociedade e salvar vidas, pois a vida está em primeiro lugar”.

A atividade teve o intuito de conscientizar as famílias sobre a importância da segurança com eletricidade.
A atendida Eliane de Araújo Nascimento Oliveira, de 39 anos, participou da atividade e ressaltou: “Foi de grande importância a palestra, aprendi muito, vou ficar mais alerta e dobrar os cuidados com a eletricidade, tanto em casa quanto na rua; e também economizar energia, não colocando roupas atrás da geladeira, apagando as lâmpadas dos cômodos desocupados, juntar todas as roupas para lavar na máquina e passar no ferro elétrico. Dessa forma, além de contribuir com o meio ambiente, economizo na conta de luz”.
É isso aí, Eliane! =D
Você sabia...

...O Brasil é o país com maior incidência de descargas elétricas. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INEP), cai uma média de 57,8 milhões de raios por ano em território brasileiro.
...As podas das árvores que atingem a rede elétrica são de responsabilidade da concessionária de distribuição de energia elétrica e as que não atingem a rede são de responsabilidade da prefeitura do município.
...As geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, uma vez que precisam compensar o calor emitido ao redor.
Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Vitória, ES, o Centro Comunitário de Assistência Social fica na Rodovia Serafim Derenzi, 1.560 – Inhanguetá – Telefone para contato: (27) 3232 - 3254.