Você está aqui

5 sinais que podem indicar problemas na visão

Na oportunidade, a Ótica Diniz, através do seu projeto Diniz Social, doou óculos para atendido da LBV.

De acordo com a Agência Internacional de Prevenção de Cegueira, ligada à Organização Mundial de Saúde (OMS), 33 mil crianças são cegas por doenças oculares que poderiam ter sido evitadas ou tratadas precocemente e que pelo menos 100 mil têm alguma deficiência visual.

Ainda, segundo o Conselho e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (CBO), 8 em cada 10 crianças em idade pré-escolar nunca fizeram exames de vista e cerca de 30% apresentam alterações visuais que comprometem o desempenho escolar.

O Ministério da Educação alega que problemas de visão são a causa para mais de 20% do abandono escolar no Brasil.

Portanto, devemos ficar bem atentos no aparecimento de sintomas que podem afetar a visão, pois alguns problemas trazem consequências graves caso não sejam diagnosticados e tratados precocemente. Por isso, confira alguns sinais que podem indicar um problema na vista.

1. DORES DE CABEÇA CONSTANTES 

Freepik

As dores de cabeça são resultado de um esforço extra para enxergar bem, portanto, se a criança começa a reclamar com frequência de incômodos na vista quando está na escola ou durante uma leitura/dever de casa, é aconselhável procurar um oftalmologista.

2. BAIXO DESEMPENHO ESCOLAR 

shutterstock

A dor constante nos olhos, vista cansada e embaçada são alguns dos sintomas que indicam problemas na visão e são despertados com o esforço a mais da criança em enxergar a lousa, ler textos e livros. E esse incômodo nos olhos pode afetar o desempenho escolar, uma vez que desestimula o estudante.

3. SENSIBILIDADE À LUZ 

shutterstock

Quando a criança começa a demonstrar um incômodo além do comum em ambientes muito iluminados ou ainda sob a luz solar, isso pode significar o desenvolvimento de um problema na visão, por isso, ao identificar esse comportamento, é recomendável consultar um especialista.

4. LACRIMEJAMENTO DOS OLHOS 

shutterstock

No dia-a-dia pode acontecer de algumas crianças não fecharem os olhos totalmente enquanto dormem. Essa condição leva a um ressecamento noturno e, para compensar, os olhos passam o dia lacrimejando espontaneamente, o que atrapalha a visão.

5. COCEIRA NOS OLHOS 

shutterstock

A coiceira nos olhos pode significar fadiga ocular, ou seja, vista cansada causada por um esforço ocular que pode desaparecer com o repouso. Vale ressaltar que a coceira nos olhos também pode estar relacionada à conjuntivite. Sendo assim, é recomendado procurar um especialista.

Qualidade de vida na infância :)

Diante esses sintomas, fica claro que adotar medidas preventivas é essencial para prevenir futuros problemas oculares, uma vez que as alterações podem surgir em qualquer idade, desde a infância até a fase adulta e terceira idade.

Margarida Martins
O pequeno João realizou exames para confirmar o grau de seus novos óculos.

Pensando nisso, a Legião da Boa Vontade (LBV) em Belém/PA, junto com a Ótica Diniz, por meio de seu projeto Diniz Social, entregou ao atendido João seus novos óculos de grau. =D

O pequeno frequenta a Escola de Educação Infantil Jesus, da LBV, e ficou muito feliz com o presente que vai ajudá-lo nos estudos e contribuir para a sua qualidade de vida, além de auxiliar os pais que não têm condições financeiras de pagar uma consulta oftalmológica.

Margarida Martins

O atendido João recebeu seus novos óculos de grau da Ótica Diniz. =D 

“Foi maravilhoso o atendimento que o aluno recebeu da ótica, saiu de lá sorridente, agradecendo a equipe com satisfação”, destacou a diretora da Escola da LBV, Margarida Martins.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Belém/PA, a Escola de Educação Infantil Jesus da Legião da Boa Vontade está localizada na travessa Padre Eutíquio, 1976 – Batista Campos. Para outras informações, ligue: (91) 3225-0071.


*Com informações dos sites CBO, Gauchazh e Catraca Livre.