Você está aqui

5 malefícios do uso excessivo dos jogos eletrônicos

A LBV, como forma de conscientização, promoveu uma palestra educativa alusiva ao tema para os seus atendidos.

Não é novidade para ninguém que a tecnologia traz tanto benefícios quanto malefícios para os internautas. Um caso que exemplifica bem este apontamento são os jogos eletrônicos, que ao mesmo tempo que possibilitam um momento de descontração e diversão, podendo ainda contribuir com o raciocínio lógico do jogador, também são responsáveis por diversos danos prejudiciais à saúde quando usados de forma excessiva e sem controle.  

Shutterstock

Por isso, é de extrema importância se atentar ao tempo de jogo. É recomendado, para as crianças a partir de 10 anos, não ultrapassar duas horas por dia. Desse modo, elucidando o tempo limite citado, listamos 5 malefícios que o videogame em excesso pode causar:

1. FALTA DE CONCENTRAÇÃO 
Uma das consequências do excesso de jogos eletrônicos é a falta de concentração em outras atividades que não sejam o videogame. E isso pode dificultar o aprendizado na escola, os jovens que passam horas em frente ao computador ou televisão se distraem com muita facilidade durante a aula.

2. OBESIDADE
A falta de atividades físicas está cada vez mais presente no cotidiano das crianças e adolescentes, uma vez que eles optam por jogar videogame ao invés de praticar algum exercício. Este fato aumenta consideravelmente as chances destes internautas se tornarem obesos, o que no futuro pode ocasionar sérios problemas de saúde.

3. SÍNDROME DO OLHO SECO
A frequência de luminosidade prejudica os olhos e a exposição excessiva pode desencadear essa síndrome que se desenvolve com a falta de lubrificação do olho. Ela causa uma irritação semelhante a conjuntivite e o olho pode ficar seco, vermelho e inflamado. Os principais sintomas são desconforto e sensibilidade à luz.

4. PROBLEMAS DE AUDIÇÃO
É muito comum as pessoas jogarem com o uso de fones de ouvido em um volume muito alto e, ao contrário do que podem pensar, essa prática a longo prazo causa diversas consequências, uma delas são os sintomas da perda de audição ainda com pouca idade. Por isso, é importante se atentar ao volume dos fones e por quanto tempo ele está sendo usado. ;)

5. POSTURA INADEQUADA 
Por conta do jogo em excesso, este muitas vezes praticado sentado, a postura tende a se manter de forma errada e isso pode desencadear incômodos como a lordose, hérnia de disco ou escoliose. Para evitar esses problemas na coluna é importante dar uma pausa no jogo para se alongar. No entanto, o adequado mesmo é não ficar horas jogando, mas sim um curto período de tempo.

LBV em favor das crianças e adolescentes

Pensando na importância de abordar esse assunto com os seus atendidos, a Legião da Boa Vontade (LBV), em Araçatuba, SP, realizou uma palestra educativa, intitulada “Os riscos dos games e jogos eletrônicos na idade infantil e juvenil”.

Na oportunidade, o gamer e esportista da equipe Fortnite da INTZ e Sports Clube, Fábio Henrique Resta Quirino da Silva, esteve presente e desenvolveu uma roda de conversa com as crianças e adolescentes.

Moisés Alberto

Na ocasião, o jogador falou um pouco da sua trajetória como esportista dos jogos online e conscientizou os pequenos sobre os riscos dos games e jogos eletrônicos na idade infantojuvenil.

O atleta também enfatizou os conceitos básicos dos videogames e esportes virtuais, destacando os seus benefícios e malefícios nas diversas áreas do desenvolvimento cognitivo.

Moisés Alberto

O esportista ainda deixou um recadinho para os atendidos da LBV: “Quando recebemos o convite para ministrar a conversa com as crianças, ficamos felizes e ansiosos para vir. E estando aqui falando com vocês o que digo é para que nunca desistam dos seus sonhos seja qual for o tamanho dele, não deixem que os outros falem que vocês não vão conseguir. E sempre obedeçam seus pais nas regras colocadas nos jogos e em tudo, afinal, os games são uma diversão para vocês e quem sabe no futuro pode ser uma profissão. Parabéns a todos pelo trabalho magnífico que vimos aqui com essas crianças”, finalizou.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Araçatuba/SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da LBV está localizado na Rua Alziro Zarur, 30, Jardim Guanabara, Para outras informações ligue: (18) 3239-2796.


*Com informações do Portal G1 e Benfica Saúde.