Você está aqui

5 hábitos saudáveis que previnem o câncer de próstata

A LBV, em prol do Novembro Azul, realizou uma ação educativa visando conscientizar a todos sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. De acordo com a pesquisa, foram diagnosticados, no último ano, mais de 60 mil pacientes com a doença.

Vale ressaltar que o câncer de próstata é curável e as chances aumentam quanto mais cedo for feito o diagnóstico, no entanto, alguns fatores de risco podem influenciar o desenvolvimento da doença, como a idade — a incidência aumenta a partir dos 50 anos — e o histórico familiar.

Em contrapartida, a adoção de comportamentos saudáveis ajuda a prevenir o aparecimento da doença, por isso, citamos cinco hábitos que você pode adotar no seu cotidiano. Confira!

1. MANTENHA O PESO CORPORAL ADEQUADO 

Estar acima do peso, de maneira não saudável, aumenta as chances de desenvolver o câncer, além de muitas outras doenças. Por isso, o ideal é manter o peso proporcional à altura, mantendo uma boa alimentação e praticando atividades físicas. :)

2. CONSUMA VEGETAIS CRUCÍFEROS 

Pesquisas apontam que homens que comem um dos vegetais crucíferos mais de uma vez por semana, possuem 40% menos probabilidade de desenvolver o câncer de próstata. Isso ocorre por conta do produto químico indol-3-carbinol, presente nesses alimentos, que afeta o metabolismo hormonal.

Alguns vegetais crucíferos são: brócolis, rúcula, couve-flor, repolho, couve chinesa, rabanete, nabo, agrião, etc.

3. CUIDADO COM A FALTA DE VITAMINA D 

shutterstock

A falta de vitamina D no organismo está ligada a uma série de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares, hipertensão, perda óssea e diversos tipos de câncer, incluindo o de próstata.

Por isso, alguns alimentos são importantes serem consumidos para evitar a deficiência dessa vitamina, como atum, sardinha, gema de ovo, bife de fígado, cogumelos e entre outros.

4. MANTENHA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA 

A alimentação saudável ajuda a prevenir diversas doenças.

Uma dieta rica em frutas, vegetais, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, contribui para diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças. 

Vale ressaltar que o alto consumo de calorias e ingestão de carne vermelha, gorduras e leite estão diretamente relacionados com o risco de câncer da próstata. Por isso, comer esses alimentos em excesso não faz bem para a saúde. ;)

5. CUIDADO COM A INGESTÃO DE REMÉDIOS

theodoro.com

Muitos medicamentos de consumo convencional são utilizados, muitas vezes, de maneira exagerada e improvisada. Essa prática contribui para o acúmulo de diversos elementos químicos no organismo que precisa de tempo para processa-los de modo eficiente.

Com o excesso de remédios, esse tempo não é respeitado e as consequências desencadeiam em várias complicações que eventualmente podem resultar no câncer de próstata.

LBV em prol do Novembro Azul =)

A Legião da Boa Vontade (LBV), sempre pensando no melhor para os seus atendidos, apoia a campanha Novembro Azul — movimento que objetiva reforçar o quão fundamental é a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata —, não só com a iluminação das suas unidades educacionais, como também com a realização de atividades e eventos informativos sobre o assunto.

Diante disso, a LBV, em Natal/RN, promoveu um Encontro de Famílias, em parceria com a Clínica Uros, direcionado aos pais e responsáveis das crianças e adolescentes atendidos no serviço de convivência Criança: Futuro no Presente!, visando sensibilizar e conscientizar a todos sobre a importância de exames preventivos na identificação do câncer de próstata.

Para facilitar o entendimento das orientações preventivas, a doutora Karla Cristiane Rocha Avelino alertou o quanto a prevenção possibilita o diagnóstico precoce. No encontro, a urologista destacou a importância do trabalho da LBV no empoderamento de seus atendidos para uma qualidade de vida:

“Quero parabenizar a LBV pela iniciativa. Como é importante orientar a comunidade [sobre] diversos assuntos e estamos no Novembro Azul. Encontramos dezenas de tabus para a prevenção da saúde, principalmente a do homem. Não é fácil dizer ao homem que ele precisa ir ao médico e se prevenir”, afirmou.

Izabela Dumaresq

Na ocasião, a TV Futuro registrou a palestra da LBV sobre a importância de prevenção ao câncer de próstata. =D

A médica ainda orientou para que procurem o médico: “O homem precisa procurar um médico. Quanto mais cedo procurar, melhor será para ele”.

A doutora Karla Cristiane também ressaltou a importância de sensibilizar os jovens sobre o assunto: “O adolescente que procurar um urologista desde cedo, terá todo o apoio do profissional para a qualidade de sua vida urológica, não precisa esperar os 40 anos para iniciar esse cuidado”.

Atento às orientações da palestrante, José Eliel Ferreira Lima, de 58 anos, disse que desde os seus 40 anos vem obtendo conhecimento sobre a doença: “Muito importante essa palestra na LBV, nos esclarece as dúvidas, porque o homem tem vergonha e medo, por isso, não procura o médico. E palestras como essa nos esclarece muito. Vamos poder ajudar dezenas de homens que não têm nenhuma informação”, declarou.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social, está localizado na Rua dos Caicós, 2148 – Dix-Sept Rosado. Para mais informações, ligue: (84) 3613-1655.


*Com informações dos sites Doctormed, Esperança e Mercer Marsh Beneficios.