Você está aqui

5 benefícios da capoeira para o desenvolvimento infantil

Por meio do esporte, a LBV proporciona saúde e potencializa valores no bem em seus atendidos.

Especialistas recomendam a prática de esportes para a manutenção da saúde do corpo e da mente das crianças. A capoeira, por exemplo, é uma expressão cultural que mistura arte marcial, cultura popular, dança e música, além de ser um esporte que traz o bem-estar físico.

A capoeira ainda contribui para a formação de cidadãos firmados em valores éticos e morais. Diante disso, citamos 5 benefícios que a capoeira proporciona para o desenvolvimento infantil: 

1. MELHORA A COORDENAÇÃO MOTORA

Os movimentos realizados na capoeira envolvem o corpo todo, de forma que os braços, as mãos, as pernas e os pés devem trabalhar em concordância com os ritmos dos instrumentos tocados. Ou seja, a criança cresce com o corpo muito mais coordenado.

2. REDUZ O ESTRESSE 

A capoeira é uma combinação que envolve a luta, a música e a atividade aeróbica. Esse acordo entre os três elementos contribui significativamente para a diminuição do estresse, uma vez que ajuda no aumento da produção e liberação de endorfina, hormônio que proporciona a sensação de bem-estar e prazer. Além do mais, o esporte é uma das atividades físicas que trabalha tanto o físico quanto o emocional da criança.

3. CONTRIBUI PARA UMA MAIOR FLEXIBILIDADE E CONDICIONAMENTO 

A capoeira utiliza quase todos os grupos musculares na execução dos movimentos, desse modo, se caracteriza por ser uma atividade que aumenta o condicionamento cardiovascular e musculoesquelético.

4. DESENVOLVE A AUTOCONFIANÇA 

Durante a pratica esportiva, as crianças precisam estar atentas para que não recebam e nem façam algum golpe que machuque o adversário. Sendo assim, os pequenos ganham autoconfiança na realização dos movimentos e essa confiança pode ser levada para as demais áreas da vida.

5. PROMOVE O RESPEITO AO PRÓXIMO 

A capoeira é caraterizada pela troca de golpes ao som de uma música. O primeiro ensinamento passado para as crianças é o respeito pelo adversário, e esse aprendizado contribui diretamente para a formação dos pequenos como cidadãos do bem.

LBV potencializa valores e talentos

A capoeira faz parte de uma das oficinas desenvolvidas pela Legião da Boa Vontade (LBV), em Teresina, PI, com as crianças e adolescentes atendidos pelo Criança: Futuro no Presente!. A atividade é desenvolvida de forma lúdica e dinâmica, utilizando cordas para aprender a ginga e músicas que despertem o conhecimento no bem.

Jefferson Airton

Teresina, PI — A capoeira é desenvolvida de forma lúdica e dinâmica, utilizando cordas para aprender a ginga e músicas que despertem o conhecimento das crianças no bem.

Segundo o educador de esporte da Instituição, Edson dos Santos, a atividade propicia valores éticos e morais nos participantes: “Além da saúde, o esporte também desenvolve o respeito ao próximo, o companheirismo e a amizade. Aqui recebemos crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social e a capoeira ajuda a manter o bem-estar emocional dos atendidos”.

O esporte exige regras e normas que são bem aceitas pelas crianças: “Eu amo a capoeira, quando crescer quero ser tão boa quanto meu irmão. Na LBV, o tio [Edson dos Santos] ensina que devemos respeitar, não podemos bater e nem derrubar o colega, e se ele cair temos que o ajudar a levantar, é assim que funciona”, destaca a atendida Isabela dos Santos, de 8 anos.

Jefferson Airton

Teresina, PI — A capoeira, além de ser um esporte que traz o bem-estar físico, é uma expressão cultural que mistura arte marcial, cultura popular, dança e música.

O resultado de todo esse trabalho são crianças menos inquietas e mais responsáveis: “Os pais sempre notam e vem nos falar que os filhos estão diferentes em casa e na escola, mais comprometidos com os estudos. Eles levam o respeito que aprendem no esporte para a vida e para dentro do lar”, complementa o educador. 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Centro Comunitário de Assistência Social da Instituição, fica na Rua Anísio de Abreu, 2470 – Marques de Paranaguá. Telefone: (86) 3213-3099.


*Texto feito por Suyane Oliveira.
**Com informações do site Ecofit.