Você está aqui

3 benefícios da socialização na terceira idade

Na oportunidade, a Legião da Boa Vontade desenvolveu o Projeto Dedo de Prosa.

Legião da Boa Vontade (LBV) sempre busca realizar atividades com os seus atendidos que tragam benefícios, não só físicos, como também psicológicos. E a socialização entre os idosos desempenha um papel importante nesse trabalho, uma vez que contribui de forma significativa no processo de envelhecimento saudável. Por isso, trouxemos 3 benefícios dessa prática social na terceira idade. Confira!  

1. MELHORA A QUALIDADE DE VIDA 

A interação entre colegas e amigos possibilita que os idosos se sintam acolhidos e não se isolem. E esse sentimento de pertencimento os motiva a realizar atividades que trazem benefícios para a saúde e, consequentemente, para o envelhecimento saudável.  

2. CONTRIBUI PARA A SAÚDE PSCOLÓGICA 

Ao envelhecermos é comum adotarmos certos comportamentos que podem causar a depressão ou o isolamento, por isso, a socialização é tão importante na terceira idade, uma vez que previne doenças mentais e estimula os aspectos cognitivos, de memória e de atenção.

3. MOTIVAÇÃO 

A motivação é um dos principais benefícios da socialização. Quando os idosos participam de grupos sociais, eles se sentem mais autoconfiantes e motivados a praticarem diversas atividades que contribuem para o bem-estar físico e psicológico. =)

Projeto Dedo de Prosa para a socialização dos idosos =)

Patricia dos Santos Oliveira

Idosos do Lar Alziro Zarur participando do Projeto Dedo de Prosa. =D

Em Teófilo Otoni/MG, os idosos atendidos pelo Lar Alziro Zarur, da LBV, participaram de um projeto muito especial em que resgataram momentos marcantes em suas vidas, momentos de descontração e alegria.

Na ocasião, a assistente social da LBV, Edna Chaves, ressaltou um pouco da importância desse projeto para os idosos atendidos: “O Projeto Dedo de Prosa é uma ação que envolvemos os idosos no coletivo, onde buscamos refletir, repensar, dividir conhecimentos acerca de uma temática. As ações [possuem] o propósito de estimular o prazer, a descontração, o entretenimento, o lazer e a cultura. Buscamos também, elevar a autoestima, resgatar as lembranças e histórias vividas. Este espaço ainda vem buscar a promoção da saúde física, mental e espiritual, há a exposição de sentimentos, troca de experiências, aprendizagem e o estímulo aos valores morais”. 

O projeto objetiva melhores condições de residência ao idoso atendido no Lar Alziro Zarur. Todo o trabalho é devidamente preparado para uma boa adaptação dos atendidos, garantindo o direito à vida com dignidade por meio de momentos de prazer, reflexão e descontração. 

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Teófilo Otoni, o Lar Alziro Zarur está localizado na Rua Capitão Leonardo,620 – Grão Pará. Telefone para contato: (33) 3522-6555. 


*Com informações do site Life Link.