15º Encontro Nacional do Terceiro Setor é realizado na capital mineira
O evento teve como finalidade expor novidades e reflexões para o desenvolvimento de ONG’s.
Belo Horizonte/MG — A Legião da Boa Vontade (LBV) participou do 15º Encontro Nacional do Terceiro Setor (ENATS) que ocorreu no início deste mês. O evento foi promovido pelo CeMAIS (Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais) e teve como finalidade expor novidades e reflexões para o desenvolvimento de ONG’s.
Com o tema “Alianças Intersetoriais: Monitoramento de resultados e autonomia das organizações” foram realizadas inúmeras palestras e painéis, entre eles: Imunidades e isenções tributárias para o terceiro setor; Fundos Patrimoniais: financiamento e sustentabilidade das organizações da sociedade civil; Impacto social: a habilidade de mudar a realidade ao seu redor e Mobilização de Impacto — da teoria à prática.

Da esquerda para direita: Dr. José Eduardo Sabo Paes (Professor da Universidade Católica de Brasília e procurador de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios), Dr. Airton Grazziolli (Promotor de Justiça e curador de Fundações de São Paulo) e Dra. Valma Leite (promotora de Justiça de Fundações de Belo Horizonte). Na ocasião, os profissionais estavam no painel “Diálogos - Compliance nas organizações da sociedade civil – Um instrumento de gestão legal e ética”.
A promotora de Justiça de Fundações de Belo Horizonte, doutora Valma Leite da Cunha, que mediou o painel 'Diálogos — Compliance nas organizações da sociedade civil — Um instrumento de gestão legal e ética', pontuou: “Primeiramente eu gostaria de agradecer a vocês a participação, que é sempre tão carinhosa e que nos ajuda a divulgar o evento. O ENATS é um espaço de discussão de temas relevantes para o 3º setor, um espaço de troca de experiências possibilitando às instituições interagirem e a troca de ideias. E o tema que nós mediamos é extremamente importante: a transparência. Que tudo seja divulgado, que não fechem as portas para qualquer indagação e que toda dúvida seja esclarecida”.
O procurador-geral do município de Belo Horizonte, doutor Tomáz de Aquino Resende, especialista e consultor em terceiro setor e intersetorialidade, ressaltou que “a avaliação do 15º ENATS é muito positiva, mais de 500 participantes, são pessoas do Brasil inteiro e os assuntos são de total interesse do terceiro setor. Eu fico feliz em participar da realização deste evento”, declarou.
Na oportunidade, a presidente do CeMAIS, Marcela Giovanna Nascimento de Souza, destacou: “A marca principal do ENATS: o querer bem. Eu acho que estamos aqui com pessoas que têm objetivos transparentes, objetivos de querer bem [ao próximo], de querer um mundo melhor, de transparência. Nós viemos para o evento com o coração em festa, sabendo da nossa caminhada e da nossa responsabilidade especial”.