Você está aqui

Transparência: Sua ajuda constrói a nossa história

Legião da Boa Vontade apresenta seu Balanço Social de 2015

Em 1° de janeiro de 2016 — Dia Mundial da Confraternização Universal e da Paz — a Legião da Boa Vontade celebrou seus 66 anos de existência. Em mais de seis décadas de atuação, a Entidade ofereceu meios para que milhares de famílias transformassem, para melhor, sua realidade. Somente em 2015, a LBV atingiu o número recorde de 12.509.267 atendimentos e benefícios prestados, mantendo sempre a qualidade e a excelência de suas ações socioeducacionais, desenvolvidas em 80 unidades espalhadas pelo País.

Graças ao seu apoio, crianças, adolescentes e adultos puderam estudar; jovens e mulheres profissionalizaram-se; futuras mamães puderem aprender sobre essa nova fase da vida; idosos tiveram seus direitos garantidos, tornando a nossa sociedade mais justa e solidária. Por isso, nossa gratidão em nome de milhares de famílias beneficiadas diariamente.

Esses e outros dados encontram-se no Balanço Social 2015, que é analisado e aprovado, há mais de duas décadas, pela Walter Heuer, auditores externos independentes, por iniciativa do diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, muito antes de a legislação que exige essa medida entrar em vigor.

Educação: um caminho para o mundo melhor

A Legião da Boa Vontade acredita que é possível construir um futuro melhor por meio da educação. Por isso, dedica a esta área uma atenção especial. O trabalho de excelência é reconhecido por autoridades do meio e demais organizações de ensino. Em 2015, por exemplo, o Instituto de Educação José de Paiva Netto, escola filantrópica que integra, ao lado da Supercreche Jesus, o Conjunto Educacional Boa Vontade, ficou em primeiro lugar entre 97 escolas privadas da capital paulista, de acordo com ranking divulgado pelo site MelhorEscola.Net.

Isso é resultado da Pedagogia da Legião da Boa Vontade, que propõe um modelo novo de aprendizado, aliando "Cérebro e Coração". Essa linha educacional, formada pela Pedagogia do Afeto e pela Pedagogia do Cidadão Ecumênico, é aplicada com sucesso na rede de ensino e nos programas socioeducativos desenvolvidos pela LBV, no Brasil e no exterior.

Além disso, para complementar a sua atuação na área, a LBV entregou, no início do ano de 2015, 17 mil kits pedagógicos e 30 mil conjuntos de uniformes à garotada que atende em todo o País, por intermédio de sua pioneira campanha Criança Nota 10!. A iniciativa oferece o apoio necessário para que crianças e adolescentes tenham um aprendizado de qualidade, contribuindo para que não haja evasão escolar e ajudando os pais que não têm condições de comprar os itens necessários.

Novas frentes de atuação

Vivian R. Ferreira
O programa Aprendiz de Boa Vontade visa ajudar na inserção de jovens no mundo do trabalho.

O ano de 2015 também foi marcado pelo crescimento das ações socioassistenciais oferecidas pela LBV. Dentre os destaques, está a implementação dos programas Aprendiz da Boa Vontade e Rede Sociedade Solidária. No primeiro, a Entidade prepara adolescentes de 14 a 24 anos para o mundo do trabalho, em conformidade com a legislação vigente. A iniciativa oferece metodologia própria de aprendizagem, orientação de equipe multidisciplinar e acompanhamento social do jovem e de sua família.

A ideia é dar ao estudante subsídios para vencer um grande desafio: o primeiro emprego. Segundo dados de 2006 a 2012 divulgados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), jovens entre 15 e 24 anos que nunca trabalharam têm 64% menos oportunidades de encontrar um serviço que aqueles da mesma idade com experiência anterior e 70% menos que adultos com 25 anos ou mais.

Já o programa Rede Sociedade Solidária é uma ação de assessoramento a associações e instituições do Terceiro Setor. Com essa parceria, a LBV colabora de forma intersetorial para que associações e entidades parceiras consigam trabalhar mais e melhor pelas comunidades em que estão inseridas. A presença da mulher nestas organizações que asseguram mais qualidade de vida a regiões carentes é notável. Para se ter uma ideia, no Rede Sociedade Solidária, 71% dos assessorados são mulheres. Neste quesito, elas estão na linha de frente: das entidades que fazem parte da rede, cerca de 66% têm a presidência feminina.

Reformas e novas unidades

Mesmo em um ano difícil, a Legião da Boa Vontade buscou formas de aprimorar o trabalho que oferece às famílias em todo o Brasil, realizando, além da qualificação de suas equipes e a ampliação dos programas socioassistenciais, diversas reformas em suas unidades de atendimento. Em São Paulo, SP, o bairro Cidade Dutra, na zona sul da cidade, ganhou um Centro Comunitário.

A região têm mais de 19 mil famílias em situação de risco social. Na unidade, grávidas recebem apoio durante a gestação e os primeiros anos de vida do bebê; crianças e jovens têm um local seguro para passar o período em que não estão na escola; e adultos e idosos podem participar de palestras e atividades diversas visando o fortalecimento da cidadania.

No Nordeste, em São Luís, MA, a LBV passou a atender em um novo endereço ampliando seu atendimento e oferecendo um local com nova infraestrutura aos beneficiados. Veja aqui fotos da reforma.

Já em Minas Gerais, o Lar Alziro Zarur, localizado em Teófilo Otoni, também passou por uma reforma para melhor atender os idosos que são atendidos em regime de Longa Permanência.

Em Vitória, capital capixaba, o trabalho da Instituição completou 50 anos e a unidade também foi reformada, duplicando o alcance de suas ações socioeducacionais.

Em Londrina, no Paraná, também foram inauguradas novas instalações, o que ampliou a capacidade de atendimento no local.

O mesmo aconteceu em Criciúma, SC. Com a reforma, o programa Criança: Futuro no Presente! passou a ser realizado na cidade ajudando muitos pais que não tinham onde deixar os filhos após a escola.

Em Paranaíba, MS, a unidade da Instituição também passou por uma ampla reforma. E, claro, várias outras unidades passaram por manutenções, destacamos aqui só as maiores obras.

Apoio pontual: campanhas SOS Calamidades e Natal Permanente

O ano de 2015 foi marcado também por amplas mobilizações da LBV em situações de emergência para a população, levando o apoio imediato em diversas ocasiões. Os atingidos pelas enchentes que aconteceram no Acre; o tornado em Xanxerê, SC; a seca no Nordeste e ondas de frio nos estados do Sul e também no Distrito Federal e em Dourados, MS; e água potável para as famílias atingidas pela catástrofe de Mariana, MG, e também no Espírito Santo. Foram entregues mais de 276,6 toneladas de doações (alimentos, roupas, água, itens de higiene e de primeira necessidade) e 6.500 cobertores.

Além dessas ações pontuais, a Instituição ainda distribuiu às famílias atendidas ao longo do ano nos projetos e programas desenvolvidos e também atendidas por Instituições parceiras, mais de 50 mil cestas de alimentos para um fim de ano mais farto e feliz.

Futuro próximo

Além da continuidade de todas as ações que você viu aqui, a LBV já vem trabalhando com a comunidade em Lauro de Freitas, na Bahia. O Centro Comunitário no município foi inaugurado neste ano graças a uma parceria de sucesso entre a LBV, o povo brasileiro e empresas parceiras. Ainda neste 2016, a LBV irá inaugurar em Brotas, bairro da capital baiana, mais uma unidade para beneficiar as famílias da região.

Nossos agradecimentos

Mais um ano de muitas realizações no bem, graças ao seu apoio. A você, o nosso agradecimento. E que em 2016 tenhamos mais e mais vitórias em prol de um Brasil melhor e de uma Humanidade mais feliz =]