Você está aqui

Projeto Social da Nova União reinaugura sala com a presença do campeão do UFC José Aldo

O espaço foi reformado e ganhou novos tatames graças a parceria entre a Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes e Boomboxe.

Rio de Janeiro, RJ — Na manhã desta quarta-feira, 15, aconteceu a reinauguração da Sala do Projeto Social Morro dos Campeões, da academia Nova União, na comunidade de Santo Amaro, no bairro do Catete, Zona Sul do Rio. O evento contou com a presença do campeão do UFC José Aldo e outros astros do MMA. Considerado um celeiro de talentos do Jiu-Jitsu, o espaço foi reformado e ganhou novos tatames graças a parceria entre a Legião da Boa Vontade, Super Rádio Brasil, Prime Esportes e Boomboxe.

O projeto social Morro dos Campeões nasceu no ano 2000 através da iniciativa do faixa preta da Nova União e morador do local Marlon Sandro, com o objetivo de evitar que as crianças se envolvessem com o mundo da criminalidade.

Ao longo dos anos, muitos moradores foram graduados e cinco tornaram-se faixas pretas. O primeiro foi Hacran Dias, lutador peso-pena do UFC; em seguida, o atual campeão peso-galo do Bellator, Eduardo “Dudu” Dantas. O terceiro foi o peso leve Fernando Santos e Fabrício Araújo. O mais recente é Polengue Dias, irmão mais novo de Hacran, também atleta de MMA , que está à frente do projeto e uma das referências para os alunos da nova geração.

Bruna de Jesus

Parceiros, alunos, professores e atletas se unem para a reinauguração da sala de artes marciais do Projeto Social Morro dos Campeões. 

A mídia esportiva — Globo, Portal do Vale tudo UOL, Site Terra, Site Lance —, divulgou este encontro fortalecendo a importância do esporte como ferramenta social para ajudar esses futuros atletas.

Campeões e cidadãos do Bem

Em entrevista à Super Rádio Brasil, o mestre Polengue falou sobre o projeto: “no dia a dia temos Jiu-jitsu, capoeira e ballet. No Jiu-jitsu atendemos crianças e adultos. Nosso objetivo é criar cidadãos para crescerem na vida. Ser uma pessoa gentil, um ser humano do bem, é muito bom, mas se ele puder crescer na vida é melhor ainda. Abrir as portas e as mentes das crianças para elas poderem crescer”.  

O faixa preta Hacran Dias destacou a importância dos parceiros na melhoria do projeto social: “Estávamos passando por uma situação precária. Com esse apoio da LBV, da Super Rádio Brasil, da Prime Esportes e todos outros, foi muito importante. Até para nós, adultos, quando vimos a reforma, abrimos os olhos de felicidade. Tudo novo deu mais ânimo. Até o quimono, que é muito caro e as mães não têm condições de comprar, o tatame para ajudar o projeto para as crianças e adolescentes para toda comunidade”.

Bruna de Jesus

Professores e parceiros na reinauguração da sala de artes marciais do Projeto Social Morro dos Campeões

Histórias inspiradoras

O dono do cinturão peso-pena do Ultimate, José Aldo, retorna à comunidade onde morou e iniciou a carreira para prestigiar o evento. No período em que ficou no Morro Santo Amaro (quando chegou de Manaus, sua cidade natal) só tinha a academia para ficar. Ele chegou a treinar no projeto e deu algumas aulas quando Marlon Sandro e Hacran não podiam estar presentes.

“Passei muito tempo da minha vida nessa comunidade graças ao Hacran e ao Polengue, que abriram a porta da casa deles, então entrar aqui nessa sala é como voltar no tempo. A gente procura dar o maior exemplo a essas crianças para que elas possam ser muito mais do que a gente, esse é o principal intuito”.

A respeito das parcerias de sucesso, José Aldo disse: “é muito importante. Não tem como a gente chegar a um lugar sem a ajuda dos amigos, como a parceria da LBV, que já faz um trabalho maravilhoso. Desde criança ouço falar”, disse.

O contato com as crianças e com os jovens atletas renovou as forças do atual campeão peso-galo do Bellator, Eduardo “Dudu” Dantas: “eu fui uma dessas crianças sonhadoras do projeto e poder estar aqui passando um pouco da minha história pra elas e mostrando que, se eu consegui, elas podem também. Sempre olhava os antigos como meus ídolos, o Shaolin, Léo, Dedé. Eu sempre me inspirava neles. A gente vai crescendo junto e vai despontando com eles, e quando menos espera, somos campeões do mundo, graças ao nosso esforço e aos nossos espelhos que são eles. Hoje em dia, a gente pode ser espelho para eles também. Aqui é minha primeira casa. Na minha época não tinha patrocínios como o da LBV. Hoje em dia, com apoio, patrocínio, incentiva mais as crianças a crescerem”.

Esporte como ferramenta social

Dedé Pederneiras, técnico do campeão José Aldo, descreve a relevante parceria em prol dos jovens atletas: “eu nem chamo mais de parceria pelo tempo que estamos juntos. Vinte anos rendendo frutos. Considero mais uma família nossa do que uma parceria. O esporte proporciona uma vida melhor para essas crianças”.

Bruna de Jesus

Alunos recebem quimono na reinauguração da Sala de artes marciais do Projeto Social Morro dos Campeões 

Prova disso é a história de um dos alunos do projeto: “Tem um aluno nosso que é campeão do Bellator. Ele deu uma entrevista à uma emissora de TV para um documentário, onde relata que amigos de sua época de criança que não foram para o esporte como ele, a maioria morreu ou teve problema com drogas. Ele foi o único que saiu disso e hoje é campeão desse evento internacional, maior evento do mundo. A maior prova é ele”.

E reforçou: “Eu agradeço a vocês [da LBV] pela força que estão dando pra gente, um trabalho em conjunto, os parabéns têm que ser dado a todo mundo”.

LBV — Esporte é Vida, não violência!

Com essa temática, a Legião da Boa Vontade promove em todas as suas unidades socioeducacionais [ao todo são 81] a importância de despertar através dos esporte valores no bem, de respeito ao próximo, de amizade.

A Instituição promove parcerias sadias para despertar novos talentos, inserir crianças e jovens na sociedade, ajudando-os a serem cidadãos melhores e conscientes de suas responsabilidades. O esporte transforma!

A todos os jovens do projeto social Morro dos Campeões e os atletas e esportistas envolvidos, os nossos parabéns!

______________________________

Colaboração: André Gonçalves / Super Rádio Brasil AM 940