Você está aqui

Por uma velhice saudável!

Na LBV, a Terceira Idade é valorizada e recebe respeito, carinho e atenção <3

Volta Redonda, RJ — De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o número de idosos pode chegar a dois bilhões em todo o mundo até 2050. No Brasil, o aumento da expectativa de vida é bem perceptível: a proporção de indivíduos com 60 anos ou mais passou de 9,8%, em 2005, para 14,3%, em 2015, conforme revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Portanto, devemos nos preparar para garantir dignidade e bem-estar de todos aqueles que estarão na Terceira Idade. A realidade de muitos mudará, principalmente em consequência das limitações físicas e intelectuais adquiridas com o tempo. Entretanto, continuarão sendo Espíritos Eternos, merecedores de respeito, carinho e atenção.

André Fernandes

Ainda bem que existe a Legião da Boa Vontade, cujo trabalho se destaca no amparo aos mais velhos. No Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur, em Volta Redonda/RJ, a LBV investe na qualidade de vida, na saúde e na proteção integral dessas pessoas por meio de ações que trabalham as capacidades cognitiva e física, bem como a interação social.

A unidade da Instituição está inserida num contexto muito necessário para a realidade local, diga-se de passagem. Num ranking com 150 cidades brasileiras, o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, divulgado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), destaca que a “Cidade do Aço” ocupa o 145º lugar no que se refere ao cuidado com os idosos.

Leilla Tonin
Volta Redonda, RJ — O atendido toca violão na Oficina de Musicalização do Lar da LBV.

Com um século de existência, completado em 21 de setembro de 2016, o sr. Benedito Lemos relata que, em 2011, procurou a Entidade para participar das atividades do local na modalidade Centro-Dia* e fazer novas amizades. Em 2015, por causa de uma doença do marido de sua filha, teve de passar a ser assistido por meio da modalidade Longa Permanência, mas nenhuma dificuldade tira o sorriso e a alegria de viver desse simpático senhor, que encontrou na unidade da LBV a segunda casa e muitos motivos para manter o coração jovem e o otimismo. “Tudo aqui é bom, primeiro porque tem boa direção, a instalação é boa, a gente conversa com amigos... Faço fisioterapia todos os dias. Eu jogo dominó com três parceiros aqui para me distrair.”

André Fernandes

Ensina o escritor Paiva Netto: "A Legião da Boa Vontade mantém com o seu extenso trabalho de promoção humana e social Lares de amparo aos velhinhos e espaços saudáveis de convivência. Neles, os vovôs e as vovós são tratados com muito Amor e, o que é melhor, aprendem que nunca é tarde para colaborar com suas experiências, em prol de uma Humanidade mais feliz, pois é a força dos bons exemplos que inspira as novas gerações a vencerem os obstáculos da existência terrena. (...)”.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! O Lar Vovó Ássima e Vovô Elias Zarur se localiza na Av. Nossa Senhora do Amparo, 5079 - Santa Rita do Zarur - (24) 3344-2100