Você está aqui

Jovens e Adultos

Despertar valores no Bem, preparar para a entrada ou a reinserção no mercado de trabalho, potencializar talentos e oferecer educação de qualidade são alguns dos objetivos que norteiam as ações da LBV focadas em jovens e adultos. Provenientes de comunidades e famílias de baixa renda, eles encontram nas diversas atividades oferecidas, como oficinas e cursos gratuitos, a oportunidade de que precisam para construir uma realidade melhor para si mesmos, fortalecer os laços comunitários e participar ativamente da sociedade. Abaixo, conheça nossa área de atuação.

Jovens e Adultos

Foto: Vivian R. Ferreira

Escolas

São estabelecimentos de ensino que atendem desde crianças com 4 meses de idade até adultos, inseridos em todos os níveis da educação básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos.

ATENDIMENTO SOCIAL
 

  • Jovem: Futuro no Presente!

Neste serviço, os jovens de 15 a 18 anos passam a fazer planos para um futuro seguro, saudável e feliz. É um espaço de referência para o convívio em grupo e o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade, respeito mútuo e construção de novos conhecimentos, atitudes e valores, os quais são realizados por meio de ações reflexivas, culturais, recreativas e esportivas, colaborando para o desenvolvimento integral e proteção social dos adolescentes e jovens.

  • Aprendiz da Boa Vontade

O programa Aprendiz da Boa Vontade é direcionado a jovens de 14 a 24 anos e tem o objetivo de preparar jovens e adolescentes para a inserção ao mercado de trabalho e, para isso, desenvolve seus talentos e conhecimentos, suas habilidades e competências. 

A união entre o treinamento prático e a capacitação teórica qualifica o trabalhador jovem de baixa renda, prepara cidadãos conscientes e potencializa a sua condição de fazer carreira na profissão escolhida, visto que sua permanência e conclusão da Educação Básica é obrigatória, prevenindo a evasão escolar, e é estimulada a continuidade no sistema educacional técnico e superior.

Os projetos de vida dos jovens vão se moldando na medida em que passam a participar efetivamente da renda familiar e são incentivados a irem ao encontro de seus sonhos, visto que, nesta modalidade, estão protegidos da exploração do trabalho juvenil.

  • Capacitação e Inclusão Produtiva

Promove a inclusão social de jovens a partir de 14 anos por meio da integração ao mundo do trabalho ampliando conhecimentos e desenvolvendo competências específicas básicas. Possibilita o reconhecimento do trabalho e da formação profissional como direito de cidadania, contribuindo para a inserção, reinserção e permanência dos jovens no sistema educacional e no mercado trabalho. Como inclusão digital são trabalhados temas e aspectos como o acesso ao computador, à informática, à internet, conhecimentos do mundo digital e a prevenção de riscos relacionados ao mundo virtual.

No aspecto da inclusão produtiva são oferecidos em parceria, ou por conta própria, cursos de cabeleireiro, manicure, depilação, maquiagem, eletricista, assistente administrativo, logística empresarial, curso de línguas (para brasileiros e estrangeiros), telemarketing, secretariado, recepção, garçom e garçonete, recursos humanos, entre outros.

  • Vivência Solidária

É direcionado a pessoas de 18 a 59 anos e tem a finalidade de prevenir a ruptura dos vínculos familiares, promover o sentimento de pertença e identidade, bem como atuar junto à rede de proteção social sobre a ocorrência de situações de risco, como a violência doméstica, desemprego, falta de acesso aos serviços (habitação, saneamento básico, energia elétrica, saúde e educação) entre outros. Visa o alcance da autonomia e a formação cidadã; potencializa a condição de escolher e decidir; e estimula participação social na vida pública e do território.