Começou nesta sexta-feira, 25, e segue até o dia 27 de setembro, a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, na sede da ONU em Nova York. Mais de 160 líderes mundiais estarão presentes para adotar oficialmente novas metas globais, acordadas pelos 193 Estados-membros do organismo internacional.
A Legião da Boa Vontade (LBV) participou hoje de um dos seis painéis temáticos que integram a programação oficial sobre combate à pobreza, contando com grandes autoridades no assunto, como o empresário e filantropo norte-americano Bill Gates. O painel conta com a contribuição de organizações da sociedade civil de 50 países, dentre elas, a LBV representando o Brasil. Na oportunidade, apresenta mensagem contida na revista BOA VONTADE Desenvolvimento Sustentável 2015, publicada em espanhol, francês, inglês e português. No editorial “Altruísmo — uma revolução”, o diretor-presidente da LBV, José de Paiva Netto, declarou: “Quando mais o ameaça a violência, o desenvolvimento de um povo não pode prescindir do espírito filantrópico, portanto, humanitário, aliado ao de íntegra justiça e competente gestão”.
{glf nid:49490}
Segundo as Nações Unidas, esta agenda servirá como plataforma de ação da comunidade internacional para o fim da pobreza extrema, o combate à desigualdade e injustiça e a correção das mudanças climáticas.
{aud nid:49419 a:c}
Diretamente de Nova York, Danilo Parmegiani, representante da Instituição na ONU, traz outras informações sobre a participação da LBV no evento.
Concluída em 2 de agosto, a nova agenda para os próximos 15 anos é intitulada “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, contendo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e 169 metas correspondentes.
Em oportunidade histórica, a Legião da Boa Vontade foi uma das organizações selecionadas para participar da Cúpula, entre milhares de outras da sociedade civil de todo o mundo. A Instituição foi reconhecida pela sua relevância internacional no tema do combate à pobreza e pelo seu envolvimento e importantes contribuições nos processos preparatórios para a formulação da agenda de desenvolvimento pós-2015.
LBV e ONU
A Legião da Boa Vontade é uma organização da sociedade civil com status consultivo geral no Conselho Econômico e Social (Ecosoc) das Nações Unidas, desde 1999, e associada ao Departamento de Informação Pública (DPI) da ONU, desde 1994. Essa condição permite à LBV participar e contribuir com os debates da ONU sobre importantes temas. Desse modo, a Instituição tem fraternalmente apresentado recomendações quanto à implementação de políticas públicas e ações humanitárias internacionais.