 Professoores das redes pública e privada de ensino são homenageados em Sessão Solene.
Professoores das redes pública e privada de ensino são homenageados em Sessão Solene.Dentro das comemorações do Dia do Professor — comemorado dia 15 de outubro — a Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Arquidiocese de São Paulo, promoveu um evento no Palácio Anchieta para celebrar a data e reforçar o papel do professor na construção de uma sociedade de paz.
A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, vereador Ricardo Nunes, com as palestras de Dom Carlos Lema Garcia, bispo-auxiliar da Arquidiocese de São Paulo; dr. Gabriel Chalita, secretário de Educação do Município de São Paulo; e dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda, professora Titular da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), que palestrou sobre Interdisciplinaridade como proposta ousada e desafiadora no exercício da profissão professor.
 Dra. Ivani discursa na Câmara de SP em Sessão Solene para homenagear os professores.
Dra. Ivani discursa na Câmara de SP em Sessão Solene para homenagear os professores.Em sua palestra, a dra. Ivani afirmou que a educação do Brasil passa por grandes desafios, mas que é possível, sim, as escolas terem resultados de sucesso. Para que isso ocorra, segundo ela, são necessários “programas bem estruturados de educação, que se inclua a sociedade, a cultura do lugar e a família. “Eu tenho tido o privilégio de visitar vários lugares do mundo. Eu estive, por exemplo, em Perúgia, na Itália, onde a comunidade unida se aliou aos professores e, juntos, construíram planos e programas de estudo. (…) O entrosamento perfeito entre sociedade, escola e família”.
Conhecedora das Pedagogias do Afeto e do Cidadão Ecumênico — linhas educacionais criadas pelo educador Paiva Netto, diretor-presidente da Legião da Boa Vontade (LBV) —, que propõem um modelo novo de aprendizado integral, aliando Cérebro e Coração, a professora destacou ao público presente: “Vou em algumas Unidades maravilhosas de ensino, como a LBV. E vejo o porquê naquela escola não existe conflito, porque a harmonia reina naquela escola, porque a escola consegue se autogerir, porque aquela escola atinge a comunidade, uma comunidade carente, em que as crianças ensinam os pais, os pais ensinam a escola e assim por diante”.
 Professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda.
Professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda.Essas inovadoras propostas são aplicadas com sucesso nas Escolas e Centros Comunitários de Assistência Social da LBV e vêm consolidando a formação das crianças, dos jovens e dos adultos incorporando a educação intelectual aos valores que enriquecem o conhecimento e o faz ser aplicado em favor da coletividade, a exemplo dos princípios de fraternidade, amor, solidariedade e justiça.
AMIGA DE LONGA DATA
Vale destacar que a professora dra. Ivani Fazenda fez a palestra inaugural do 13º Congresso Internacional de Educação da Legião da Boa Vontade. O evento ocorreu em 2014 em São Paulo, nos dias 30 de julho a 1º de agosto, com foco no tema Mobilização como estratégia de aprendizagem: uma visão além do intelecto.
Além disso, em seu livro Interdisciplinaridade — pensar, pesquisar e intervir, um aprofundamento e ampliação da obra Interdisciplinaridade — Dicionário em Construção, a professora dra. Ivani Catarina Arantes Fazenda convidou mestres, doutores e educandos para ajudá-la na construção da obra. Entre eles, a supervisora da linha pedagógica da Instituição e diretora do Instituto de Educação José de Paiva Netto, da LBV, a doutoranda em Educação Maria Suelí Periotto, para compor o livro abordando o tema Espiritualidade.
 
								 
								 
								
