Você está aqui

Qualidade de vida para os idosos é prioridade no Lar da LBV em Teófilo Otoni

Atividades ao ar livre e reformas constantes têm o objetivo de garantir o melhor atendimento aos idosos de baixa renda

Teófilo Otoni, MG — O Lar Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade (LBV), situado no município do Vale do Mucuri, atende, em regime de Longa Permanência, idosos em situação de risco social. Eles recebem alimentação balanceada, assistência médica e de enfermagem, terapias, atendimento social, vestuário completo e medicamentos.

Além disso, os idosos participam de diversas atividades culturais e de socialização, como o momento em que a equipe multidisciplinar da Legião da Boa Vontade leva os vovôs e as vovós para o pátio interno, onde eles permanecem por um curto período, horário em que não há forte incidência dos raios solares, desfrutando da área arborizada e ampla do local. Nesses breves encontros, também são realizados bate-papos, atividades de reflexão e lazer.

Patricia Oliveira

Idosos recebem a visita de pessoal do Sesc( Serviço Social do Comércio), na hora do banho de sol, que apresentou uma peça de teatro no Lar da LBV

+ Correta exposição ao sol é capaz de reduzir pressão arterial

Em um dos últimos encontros, os idosos tiveram uma bela surpresa: enquanto se beneficiavam com os raios de sol, assistiram a uma breve peça teatral intitulada O Anel, o Pescador e o Rei que ressalta a importância da Fé. A ação foi feita em parceria com atores do Serviço Social do Comércio (SESC).

A surpresa agradou muito aos idosos. A senhora Maria Caetana, 90, disse:  "Adorei o teatro! Eles são muito engraçados, foi muito bom mesmo". Ainda sorrindo, afirmou Maria das Graças, 65: "Eu gostei demais! É muito bom o teatro, as brincadeiras e conversas. Eu dei muitas risadas hoje e ainda fiz amizade".

Os artistas também se sentiram felizes ao se apresentarem no Lar. "Nós nos sentimos verdadeiramente acolhidos na LBV. É um local de histórias de vida marcantes. Gostei muito e pretendo voltar outras vezes", afirmou a atriz Andrine Maisch.

Mantendo o foco na qualidade de vida

Veja só outra ação realizada recentemente: sem interromper o indispensável atendimento diuturno, a unidade da LBV em Teófilo Otoni, que ocupa uma área de 5.165 m², sendo 1.200 m² de área construída passou por mais uma reforma em suas instalações. As atividades da reforma foram feitas sempre levando em consideração a segurança e o bem-estar dos atendidos, claro.

Patricia Oliveira

As calçadas, recentemente reformadas, permitem que os idosos atendidos no Lar Alziro Zarur da LBV caminhem com mais segurança.

Foram trocadas as pias dos 11 banheiros por outras construídas para facilitar a vida dos cadeirantes, o que torna mais segura e independente a estada dos idosos no Lar, ainda que os profissionais que os assistem continuem vigilantes. As calçadas também receberam melhorias, auxiliando os residentes que realizam passeios diários. E cerca de 40 camas de aço inox substituíram as utilizadas antes, o que facilitará a higienização, além da durabilidade.

"As melhorias com a reforma vêm contribuir para a redução dos fatores de risco comuns aos idosos, prevenindo quedas ao caminhar nas calçadas. Os banheiros adaptados trazem mais segurança e conforto aos cadeirantes no uso dos lavatórios, e as camas feitas em aço inox trazem melhores condições de higienização e limpeza, mantendo o ambiente agradável, melhorando a qualidade de vida dos idosos", afirmou o gestor do Lar, Davi de Assis Alves.

Patricia Oliveira

As camas foram feitas de aço inox, para melhor higienização e conforto dos idosos.

Em Teófilo Otoni, MG, o Lar Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Capitão Leonardo, 620 — Grão Pará. Para outras informações, ligue: (33) 3522-6555.